Foto: Charles Guerra (Diário)
A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo ocorrerá de 6 a 31 de agosto. As vacinas serão destinadas para crianças acima de 1 ano até menores de 5 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a meta é alcançar, ao menos, 95% da faixa etária, o que, no Estado, representa cerca de 528 mil crianças, independentemente se a caderneta de vacinação estiver em dia ou não.
Previsão é de que 50 pacientes sejam atendidos no Hospital Regional na segunda semana
A campanha estadual foi apresentada nesta terça-feira, em Porto Alegre. Na ocasião, o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, salientou o declínio que as coberturas vacinais no país e no Estado vêm apresentando nos últimos anos.
Casa de passagem para dependentes químicos é inaugurada em Santa Maria
- Esse movimento de afastamento e desinteresse tem como fatores a não ocorrência recente de algumas doenças no Brasil, assim como notícias falsas e campanhas mal-informadas - afirmou.
O sarampo, por exemplo, não era registrado no Brasil desde 2015. No Rio Grande do Sul, em 2018, já foram confirmados sete casos importados de pessoas com viagem à Europa e a Amazonas. A pólio, também chamada de paralisia infantil, está erradicada no Brasil desde 1994, e o último caso registrado no Estado foi em 1983.
Em Santa Maria, conforme o Setor de Imunizações da Prefeitura, a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite será realizada no mesmo período, com o Dia D em 18 de agosto. A campanha é destinada a crianças com idade entre 1 ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias.
Em Santa Maria, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda novas orientações da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) para, então, definir o planejamento da campanha em nível local.